quarta-feira, 8 de abril de 2009

Terapia Familiar Sistêmica Breve

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim." (Chico Xavier)
Essa frase de Chico Xavier me inspira bastante.
O trabalho na terapia familiar é desafiador, o que me instiga a continuar é a certeza de que sempre é possível escrever uma nova história. A técnica com todas a ferramentas que ela disponibiliza pode proporcionar um trabalho maravilhoso e eficaz com as famílias. Com o trabalho aos poucoas a família ganha um novo oxigênio, possibilitando a saída de impasses, melhor comunicação, melhoria de sintomas e muitos outros efeitos que a família pode experimentar. Nenhum processo terapêutico é simples ou fácil, pode ser mais ou menos doloroso. Quando se tem vontade e persitência, vale muito a pena pois os ganhos valem por uma vida.
Uma breve explicação da Terapia Familiar:
A Terapia Familiar Sistêmica Breve consiste em uma abordagem terapêutica onde todos os indivíduos participam da sessão. Como o próprio nome diz, é breve, o trabalho é focado na queixa principal que a família trás e o seu reflexo nas relações não se estendendo por mais do que 12 sessões. Nesta abordagem, a família é vista como um sistema, um complexo de elementos colocados em interação, onde os integrantes da família interelacionam e influenciam as relações em apoio mútuo.
O terapeuta familiar tem como objetivo oferecer uma melhora das interações no interior do sistema familiar e fazer um processo de recodificação de mensagens, onde se torna possível uma maior compreensão nas suas comunicações. Também pode facilitar uma busca e descoberta de novos caminhos de relação sistêmica, incitar a todos para atuarem e descobrirem onde convém introduzir mudanças para favorecer uma evolução e um amadurecimento ao paciente identificado e em toda família.
O terapeuta através das técnicas mostra para a família o que não vai bem, utilizando estratégias para amenizar os problemas. Muitas vezes o problema está mascarado, oculto e acarreta uma série de dificuldades; através do diálogo ela vai desatando os nós comunicacionais fazendo que os membros consigam se entender melhor e conquistarem uma vida familiar mais equilibrada
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário